26 de setembro de 2010

Moda Japonesa - Uniformes

Olá! Espero que todos estejam maravilhosamente bem, porque e eu estou ^-^ deixei o blog um pouco mais bonitinho (mais ainda falta muito pra ficar KAWAIIJUMPJUMP O-O") então vamos logo colocar esse teclado pra escrever... não sei ao certo se leram a postagem anterior mas, vou fazer desse blog um mini-Japão e para mim não existe nada melhor do que um bom uniforme *sorriso*


______________________________________________________


Bem, o uniforme do Japão para qualquer fã de Anime, mangá ou simplesmente do Japão deve saber que a marca registrada são os uniformes.


HISTÓRICO:
Essas belas coisas sedutoras nasceram com o nome de  SEIFUKU ( [制服]) Esses uniformes começaram a ser usados no Japão durante a Era Meiji (Mais de 100 anos atrás) tal modelo era bastante formal, tinha a parte de cima de um quimono e um hakama (vestimenta típica japonesa), que foram escolhidos pelo Ministério da Educação para “elevar” o perfil dos estudantes.
 






Mais tarde, porém, quando o Japão começou a adotar costumes e hábitos ocidentais, o uniforme antigo foi substituído por um conjunto de calça e camisa de gola alta, conhecidos como GAKURAN. O gakuran foi modelado especificamente com base nos uniformes militares do Japão daquela época, que por sua vez eram baseados nos modelos usados pelo exército da Prússia, graças a força que essa potência militar representava. A camisa tinha colarinho alto e botões que iam até o pescoço, mais ou menos como as roupas usadas aqui no Brasil pelas bandas marciais e fanfarras. Calças escuras, cinto, sapatos escuros e às vezes um boné, completavam o visual.









Em 1920, uma escola para mulheres em Fukuoka começou a usar um uniforme diferente, modelado à semelhança do uniforme usado pela então marinha britânica. Nascia o tão conhecido sailor fuku (seera fuku), na pronúncia japonesa. A saia com pregas, gola triangular e o laço no pescoço surgiram nessa época, e se tornaram desde então, as marcas registradas desse tipo de roupa. Segundo as informações da época, a diretora da escola havia estudado na Inglaterra, e por isso resolveu adotar o modelo. A popularidade da marinha britânica, na época uma grande potência naval, também contribuiu para a aceitação do novo uniforme.


 


DAS ESCOLAS PARA AS RUAS:


Pelo fato das escolas japonesas exigirem muito mais dos alunos, tendo aulas longas (comparadas aos horários do Brasil), os alunos tendo de cumprir atividades, entre outras coisas, faz com que acabem os alunos    passando grande parte de seus dias semanais na escola. 
Usar os uniformes nas ruas é comum tanto para expressar a juventude quanto para manter um vínculo forte com a escola onde estudam, além de reforçar sua identidade dentro da sociedade japonesa como estudantes. Já dentro da escola, o uniforme serve, como aqui no Brasil, para remover as mensagens de status social e econômico que todos nós carregamos de forma inconsciente em nosso modo de vestir.
Os estudantes japoneses encontram meios de expressar seus estilos através de modificações nos uniformes, que podem ser mais ou menos sutis, dependendo de até onde as regras em vigor na escola os permitem chegar. Essas expressões aparecem nos garotos usando a camisa desabotoada, ou nas garotas com cintos e acessórios coloridos, ou ainda encurtando - O-O -  a saia.
CUMPRIMENTO DA SAIA:


O cumprimento das saias nos uniformes escolares é definido através da idade basicamente quanto mais velha mais curto é permitido que o comprimento seja >-<

RELACIONAMENTOS <3 UNIFORMES:

Muitos mangás e animes você pode observar como o uniforme e os relacionamentos estão ligados (principalmente em shoujos) é normal ver nas histórias a garota trocando sua fita (laço do pescoço -de alguns uniformes) e dando ao seu namorado e ele dando a ela sua gravata. Além de por costume durantea formatura o garoto dar para a garota que ama o terceiro botão de seu uniforme, o mais próximo de seu coração *-*.


Até a próxima!

4 comentários:

  1. ke legal eu amava que ouvessem uniformes aqui em portugal

    ResponderExcluir
  2. ahhhhhh! eu queria tanto que tivesse esses uniformes aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Olá,me chamo Samya(Fortaleza-ce).Esse ano o falarei sobre o Japão,na semana cultural do meu colégio.Adorei o seu blog *--*.As apresentações serão no final de outubro,espero que até lá você possa ter postado mais coisas para me auxiliar.
    Beijos,voltarei...

    ResponderExcluir
  4. Olha o Naoki Irie e a Kotoko *-* (ITAZURA NA KISS)... os dois penúltimos são a Yoona (소녀시대 ~ Girls Generation) e Kim Hyun Joong (SS501) *--*??
    Enfim... nossa gostei muito do seu blog! Adoro esses tipos de uniformes, no meu colégio os alunos poderão escolher o uniforme que querem usar ano que vem... Vou dar a idéia dos uniformes serem assim!!!

    ResponderExcluir