28 de setembro de 2010

Moda Coreana - Hanbok





Oláolá! Bem, vamos dar início a mais uma postagem sobre moda, roupas, tendências e ETC. Vou abrir hoje a parte sobre Moda Coreana ^-^, então resolvi falar sobre essa roupa bem cultural, o:

Hanbok
Isto é:
Para quem não sabe, a moda hoje também é cultura, podemos observar o hanbok, uma vestimenta tradicional coreana que traz bordados, trabalhos artesanais uma infinidade de trabalhos que podem ser adicionados a peça vai depender de cada pessoa e seu estilo de vestir, essa peça não é um quinomo, mas ela é usada em datas especiais como no 60º aniversario de uma pessoa, no Ano Novo e na festa de Ação de Graças, nas festas as mulheres usam Penteados de Festa e Tranças em fim cada uma escolhe o seu estilo e a maneira com que gosta de se vestir.


HISTÓRICO:



Mulher coreana vestida de hanbok rosa
Depois da Guerra da Coréia (1950-53), empreendeu-se uma campanha de modernização no país. O resultado foi que, por volta dos anos 70 o hanbok caiu de moda e foi substituído por roupas de estilo ocidental. Assim, o que antes havia sido uma roupa casual do dia-a-dia foi deixado de lado, sendo usado apenas em casamentos, nos feriados e em outras ocasiões especiais.
No entanto, o hanbok ressurgiu em tempos mais recentes. Por exemplo, em 1996, num esforço de tornar o estilo novamente popular, decretou-se o primeiro sábado de cada mês como “dia do hanbok”. Os fabricantes de roupas apresentaram novos modelos, criados especialmente para agradar os jovens. O grande sucesso do moderno hanbokmostra que voltar às próprias raízes é algo gratificante em sentido emocional. Hoje em dia, quando muitos estilos da última moda destacam a sensualidade, o hanbok é um exemplo agradável de roupa modesta e bonita.



Composição:


hanbok consiste em uma blusa estilo bolero e saia comprida, de proporções incomuns. Em alguns casos, a saia é quatro vezes mais longa que a blusa. Isso faz com que até mesmo uma mulher de baixa estatura pareça mais alta quando a veste.
Ele tem curvas sutis e contornos simples. As mangas da blusa abrem-se parecendo asas, a saia, por sua vez, se alarga a partir do colo e desce graciosamente até o chão. Para realçar o busto, o hanbok tem um tipo de laço incomum, com as pontas descendo pela frente da blusa, quase chegando aos tornozelos. Muitoshanboks também têm desenhos florais e geométricos bordados em volta do punho e do decote da blusa, bem como na saia. De fato as proporções, as linhas e as cores do hanbok se combinam para torná-lo realmente elegante.


POSITIVIDADE - CURIOSIDADES:
- O design prático realça a beleza do hanbok. Visto ser feito geralmente de fibras naturais, pode ser usado durante o ano todo. Por exemplo, o hanbok de fibras vegetais como o rami ou o cânhamo tem boa ventilação, mantendo quem o usa bem fresquinho no verão, embora ele cubra a maior parte do corpo. 
-  O hanbok também é confortável. Essa particularidade não tem nada a ver com a moda, mas surgiu devido a uma necessidade prática que existia séculos atrás, quando cavalos eram amplamente usados no país.
Outra particularidade interessante do hanbok é a antiga tradição de usar cores com significados simbólicos. No passado, era comum a classe dominante coreana usar cores que ficavam bem na pessoa, ao passo que os camponeses, na sua grande maioria, vestiam-se de branco. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário